TRATAMENTOS

TRATAMENTOS E ESPECIALIDADES

Cardiologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças do coração e de outros componentes do sistema circulatório. Além disso, também faz parte do
tratamento de problemas relacionados ao envelhecimento, como o aumento de placas de gordura nas artérias que pode levar a um infarto agudo do miocárdio. A cardiologia é importante para uma vida saudável e longeva. 

Clínico Geral médico que realiza atendimento primário, tratando e avaliando doenças, dores e lesões. O clinico geral deve realizar um atendimento completo, isto é, realizar anamnese, exame físico do paciente, exames complementares e prescrição de tratamentos. Monitorar sobre os hábitos de saúde e orientar sobre a prevenção de doenças. 

Endocrinologista é um médico especialista que cuida do funcionamento das glândulas que produzem e secretam hormônios. São próprios dessas glândulas: o fígado, pâncreas, glândulas reprodutivas, hipófise e tireoide. Algumas doenças tratadas pelo endocrinologista: Obesidade, Diabetes Mellitus, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Síndrome dos ovários policísticos, entre outras. 

Ortopedista é um médico especialista que cuida do sistema locomotor humano. Responsável por diagnosticar e tratar as disfunções e lesões que envolvem este sistema. Por exemplo: articulações, tendões, ossos, músculos, ligamentos e cartilagens.

Ginecologista é o médico responsável por cuidar da saúde da mulher em um todo, focando especialmente no aparelho reprodutor feminino. Isso inclui o útero, ovários, trompas, vulva, vagina e até mesmo as mamas. O ginecologista obstetra também é responsável em acompanhar a gestação e cuidar da saúde da mamãe e do bebê. Atuante na prevenção de doenças prevalentes nas mulheres, como: câncer de útero, ovário e mama. 

Dermatologista é um médico especialista responsável pelos cuidados da pele. Portanto ele é responsável na prevenção, diagnostico e tratamentos de doenças que afetam esse órgão. Esse profissional pode fazer o acompanhamento de mais de 3 mil doenças dermatológicas, como vitiligo, queda de cabelos, hanseníase, acne e até mesmo alergias, câncer de pele e infecções sexualmente transmissíveis (IST). 

Neurologista é um médico especialista que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, medula espinhal e nervos), também dos componentes da junção neuromuscular (nervos e músculos). 

Oftalmologista é um médico especialista que tem a função de preservar a saúde ocular e assegurar, dentro das possibilidades, melhor visão aos pacientes, atuando na prevenção de doenças, tratamento e cura das enfermidades, assim preservando a qualidade de vida do paciente. 

Pediatra é um médico especialista responsável do cuidado da criança e do adolescente. Esse profissional desenvolve seu trabalho para garantir que seus pacientes de desenvolvam da melhor forma e cresçam saudáveis. O pediatra também auxilia os pais sobre a saúde de seus filhos, vacinação, alimentação, medicação, tratamentos e o que for necessário para o bem-estar. O pediatra também desenvolve o tratamento de doenças graves e casos mais comuns dessa faixa etária. 

Urologista é um médico especialista que atua no diagnóstico e tratamento do trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos do sistema reprodutor masculino (próstata, uretra, pênis, canais deferentes, bolsa escrotal e testículos).
Diferente do que muitos pensam, o urologista também atende mulheres. Nesse cenário, o profissional examina pacientes com quadro de incontinência urinária, infecção urinária, cálculos renais e outros tumores que afetam o trato urinário.

Fisioterapeuta é o profissional de saúde capaz de tornar os movimentos do corpo e o organismo humano mais funcionais. Esse especialista não atua somente em casos de lesão ou fratura, mas também age preventivamente, por exemplo, para evitar doenças crônicas, melhorar a postura e controlar a insônia. O profissional também assume papel fundamental na produtividade para a prática de exercícios físicos. Assim, em todas as idades, esse profissional está presente, sendo fundamental para a recuperação e manutenção da saúde e da qualidade de vida da população.

Nutricionista é um profissional de saúde especializado em alimentação e nutrição. A principal função do nutricionista é auxiliar as pessoas a alcançarem uma alimentação equilibrada e saudável, adequada para as necessidades individuais. O nutricionista realiza avaliações nutricionais, levando em consideração aspectos como idade, peso, altura, histórico de saúde e estilo de vida dos pacientes. O nutricionista visa suprir com as necessidades nutricionais e alcançar os objetivos específicos, como perda de peso, ganho de massa muscular ou controle de doenças crônicas. 

Psicólogo é um profissional de saúde especializado no estudo e tratamento dos processos mentais e comportamentais humanos. O psicólogo contribui para a saúde e bem-estar emocional das pessoas, ajudando a compreender e a lidar com problemas e desafios da vida. 

Fonoaudiologista é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve também atividades voltadas para à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. 

Enfermagem é uma equipe de saúde que atua na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças nas pessoas e comunidades, além de lidar diariamente com o cuidado humano e qualidade de vida. 

A Odontologia é uma área da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e condições relacionadas à arcada dentária, língua, bochechas, ossos da face e até mesmo o pescoço. Sendo assim, ela é uma das principais promotoras da qualidade de vida, juntamente com a Medicina.

Tratamentos:

  • Cárie dentária;
  • Doenças periodontais (gengivite e periodontite);
  • Mau hálito (halitose);
  • Aftas;
  • Sensibilidade dentária;
  • Bruxismo;
  • Desgaste dental;
  • Prótese e implantes dentários;
  • Aparelho para correção ortodôntico. 

O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.

 

Para isso, o profissional realiza sessões de longa duração com a finalidade de investigar a mente de seu paciente, revelando possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Nesse sentido, o psicanalista baseia-se na teoria da Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, no qual um padrão negativo de ações e sentimentos podem estar relacionados diretamente a um acontecimento passado. 

EXAMES

Laboratório em geral

As análises são feitas por profissionais qualificados, em laboratórios com tecnologia de ponta. Dessa forma, são exames muito solicitados em consultas de rotina e em check-ups de saúde. Além disso, eles podem ser utilizados para o acompanhamento de tratamentos e para verificar a possível evolução ou regressão do estado de saúde do paciente. Os laudos dos exames laboratoriais precisam ser interpretados pelo médico solicitante, para que seja possível orientar o paciente sobre comportamentos preventivos e terapêuticos. Todo exame feito com material biológico do paciente é considerado um exame laboratorial. Isso inclui urina, esperma, saliva, sangue, fezes, pus, tecidos, entre outros tipos de amostras que podem ser coletadas do corpo humano. 

Ecocardiograma

ecocardiograma é um teste que utiliza ondas sonoras para obter imagens do coração. É um exame seguro e indolor que não traz nenhum risco para o paciente. O exame é realizado
por um aparelho de ultrassom. Para realizá-lo, o paciente é posicionado de barriga para cima e o médico cardiologista utiliza um transdutor com gel (feito à base de água) sobre o
peito do paciente para analisar as imagens detectadas.

Para facilitar a visualização do coração, em determinados momentos pequenas pressões podem ser feitas, mas estas não causam nenhum tipo de dor.

O Ecocardiograma pode detectar diversas doenças,
como:

o   Doenças
das válvulas cardíacas;

o   Insuficiência
cardíaca;

o   Doenças
do pericárdio (membrana que reveste o coração);

o   Doenças
congênitas;

o   Tumores
cardíacos, benigno como mixoma atrial;

o   Doenças
da aorta torácica;

o   Crescimento
de cavidades atriais e ventriculares;

o   Presença
de coágulos dentro do coração;

 

o   Presença
de lesões sugestivas de endocardite

Teste Ergométrico

O teste ergométrico, também conhecido como teste de exercícios, é o exame que verifica as respostas clínica, hemodinâmica, autonômica, eletrocardiográfica, metabólica e eventualmente ventilatória do paciente submetido a uma atividade que requer esforço físico em uma esteira ou ciclo ergômetro.

A combinação dos resultados colhidos no teste ergométrico permite o diagnóstico de doenças cardiovasculares, além de acompanhar resultados de tratamentos, avaliar a capacidade funcional e condição aeróbica de atletas, entre outros. Para isso, equipamentos são acoplados no paciente para monitorar como a pressão arterial e a frequência cardíaca se comportam durante os exercícios.

Por meio deste exame é possível:

o        Detectar isquemia miocárdica;

o Reconhecer arritmias cardíacas e distúrbios hemodinâmicos induzidos pelo esforço;

o        Avaliar a capacidade funcional e a condição aeróbica de atletas ou pessoas que precisam medir o seu condicionamento físico;

o Diagnosticar e estabelecer o prognóstico de determinadas doenças cardiovasculares;

o         Prescrever exercício;

o      Avaliar objetivamente os resultados de intervenções terapêuticas;

 

o    Demonstrar ao paciente e aos seus familiares as suas reais condições físicas e fornecer dados para perícia médica. 

É um exame que pode fazer parte da lista dos exames de check-up. Consiste na instalação de um aparelho no paciente, cujo objetivo é monitorar a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas seguidas. É um exame muito simples, que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Após esse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento.

É importante que o paciente mantenha suas atividades rotineiras, para ser possível obter o melhor resultado do exame.

Além do check up, o exame costuma ser indicado nos seguintes casos:

o   Suspeita de hipertensão;

o   Avaliação do tratamento da hipertensão;

 

o  Avaliação de sintomas possivelmente relacionados à alterações da pressão arterial.

Holter 24HS

O exame de Holter, consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24 horas. Um monitor é colocado na cintura do paciente, de forma não invasiva, por 24 horas ou mais. A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente.

O exame Holter pode ser indicado nas seguintes situações:

o   Exames de check-up;

o   Acompanhar pacientes que possuem marca-passo ou o diagnóstico de alguma doença cardíaca;

o   Exame complementar a outros exames cardiológicos;

o  Avaliar pacientes com queixas de tontura, palpitação e falta de ar;

o   Suspeita de arritmias cardíacas.

Por ser um exame que acompanha o paciente durante o dia, ele é capaz de diagnosticar doenças cardíacas como:

o   Fibrilação atrial;

o   Taquicardia paroxística supraventricular;

o   Taquicardia multifocal;

o   Bradicardia;

 

o   Isquemia cardíaca.

Espirometria

 A espirometria é um exame capaz de mensurar a movimentação do ar por meio de fluxos e volumes pulmonares, ou seja, a velocidade com que o indivíduo é capaz de inspirar e expirar e também a quantidade de ar utilizada nesses movimentos com o auxílio dos músculos respiratórios.

É muito indicado para acompanhamento de casos de pessoas com problemas pulmonares, como asmaDPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, enfisema, fibrose, entre outros que afetam de alguma maneira o pulmão e, consequentemente, as vias respiratórias. Também é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistêmicas ou que vão se submeter à anestesia para uma cirurgia.

O exame é feito por meio de um tubo de papelão descartável, que ligará a boca do paciente ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar. Além da respiração normal, o médico solicitará que o paciente sopre no tubo moderadamente e com muita força por algumas vezes para ter vários parâmetros e possibilidades de avaliação.

Eletrocardiograma

É um exame solicitado para avaliar a atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. Seu objetivo é detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto (bpm), consequentemente é possível diagnosticar diversas complicações, como:

o    Doenças genéticas

o    Infarto do miocárdio

o     Aumento de cavidades cardíacas

o      Hipertrofia das câmaras cardíacas

o Distúrbios na condução elétrica do órgão e doenças coronarianas. 

 

Além disso, o exame também faz parte do check up de saúde do coração no caso de outras condições presentes, como: hipertensão, colesterol alto, diabetes e histórico familiar de doença cardíaca, além de ser muito importante para pessoas que iniciarão a prática de atividade física. 

Ultrassom com Doppler de Carótidas e Vertebrais é exame realizado para a avaliação das artérias carótidas e vertebrais de forma não invasiva. Permite ao médico analisar a anatomia (incluindo a presença de placas de gordura na parede dos vasos) e o comportamento do fluxo sanguíneo. Esse estudo também é utilizado como forma de rastreamento e estratificação dos pacientes quanto ao risco cardiovascular. A presença de espessamento da parede desses vasos confere ao paciente um status de maior risco de eventos cardiovasculares futuros. Além disso, é utilizado na investigação de desmaios, alterações neurológicas entre outros. Não utiliza nenhum tipo de radiação, contraste iodado e não apresenta efeitos colaterais.

Ultrassonografia em Geral

A Ultrassonografia Geral é um exame totalmente indolor, podendo ser realizado inclusive em gestantes e recém-nascidos. Não utiliza Raio-X ou outras formas de radiação ionizante em seu diagnóstico. Avalia os órgãos internos, bem como suas eventuais alterações: fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, bexiga, alças intestinais, aorta, retroperitônio, articulações, tireoide, mamas, partes moles, útero, ovários, próstata dentre outros.

 

Através de um transdutor, o médico manuseia o aparelho utilizando um gel à base de água, passando pela área analisada onde as imagens são transmitidas simultaneamente na tela do aparelho.

Papanicolau                                                                              

Papanicolau, é um exame ginecológico de citologia vertical simples, rápido, geralmente indolor e importante para verificar a saúde da mulher.

O exame consiste em coletar as células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.

O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes. O médico ginecologista examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.

 

Com o uso de uma espátula especial e de uma escova endocervical, é possível colher amostras do tecido uterino para analisar possíveis lesões presentes. O material coletado é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório.

Ultrassom Morfológico Fetal

É um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do bebê. Permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo do bebê. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do bebê, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

O exame permite identificar características de síndromes cromossômicas, malformações como espinha bífida, hidrocefalia, anencefalia, alterações renais, hérnia diafragmática e doenças cardíacas, dentre outras possibilidades.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO DO 1º TRIMESTRE

A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre de gravidez, é realizada (preferencialmente entre a 12 e 13ª semanas). Além de ser importante na avaliação geral do bebê e na tentativa de identificação do sexo do bebe, permite o rastreamento, especialmente na população de baixo risco, de malformações fetais, com o propósito de diagnosticar e aconselhar precocemente a família.

Nesse exame é realizada a medida da Translucência Nucal (TN), que é a medida da “nuca” do feto.  Esse procedimento é capaz de detectar, com grande sensibilidade, casos suspeitos de Síndrome de Down.  A Translucência Nucal associada a outros marcadores ultrassonográficos como a frequência cardíaca fetal, doppler velocimetria de ducto venoso, avaliação do fluxo da valva tricúspide e a presença de osso nasal, contribuem para a maior assertividade desse rastreamento. 

A ecografia do primeiro trimestre também é importante para rastreamento para pré-eclâmpsia (pressão alta) durante a gravidez.

São avaliados fatores como: características maternas, histórico de doenças prévias e histórico obstétrico, doppler velocimetria de artérias uterinas e a medida da pressão arterial materna.  A associação do marcador bioquímico para pré-eclâmpsia, chamado PLGF, aumenta a precisão diagnóstica.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO DO 2º TRIMESTRE

ultrassom do segundo trimestre fornece imagens ainda mais detalhadas do desenvolvimento e aspectos da formação estrutural do bebê. Com ele, é possível observar o Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto. Além disso, o exame permite uma nova avaliação do osso nasal e mensuração da prega nucal.

 

É considerado um exame muito eficiente na hora de rastrear anomalias cromossômicas, tendo uma sensibilidade de até 83,5%.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais